No trem você vê de tudo. Dependendo da viagem (trajeto), você verá vendedores ambulantes de tudo que é tipo.
Esse é o "Shopping Trem", já intítulado pelos próprios vendedores ambulantes.
Eles entram no vagão e dão uma boa olhada, à procura de um guarda. Se a barra esta limpa, eles começam a oferecer os seus produtos. Uns vendem canetas, outros balas, chicletes, chocolates, revistas, livros de culinária, passatempos e mini-rádio portátil.
A cada parada saí um e entra outro vendedor ambulante. E quando não é um vendendor ambulante, é alguém pedindo uma ajuda em dinheiro.
Também tem os cantores anônimos, na maioria das vezes duplas sertanejas. E tem uns que tem o dom de cantar, você até se admira com o talento que esta ali. Fora os que gostam de fazer uma "rima", muitas das vezes sem graça. Tem artísta e artístas no shopping trem.
No trem você encontra de tudo um pouco. Ate passageiros que gostam de chamar a atenção, conversando alto no celular ou com seu acompanhante. E sempre é a mesma conversa: serviço, festa, ou balada do fim de semana.
- Será que esse povo não se liga que eles estão em um vagão de trem ?
E o pior é quando você dá o azar de sentar ao lado de alguém fedendo (podre). Ou, então, ao lado de alguém que gosta de reclamar da vida.
- Meu Deus !!!!!!
- Aí como eu sofro !!!
Acho que o pior disso tudo, é ter que pegar um trem lotado, logo cedo e ter que aguentar os "podres de plantão". Tem gente que está com um mau-hálito disgramado. Aí, você tenta sair de perto do podre e acaba indo perto de um "macaco", que esqueceu de tomar um banho. Você acaba ficando sem escapatoria, o jeito é esperar até à próxima estação para tentar escapar da podridão. As vezes parece que o cheiro fica empreguinado na gente.
Ninguém merece isso, logo cedo, ainda mais em jejum. Você passa mal só com o odor dentro do trem.
Juntando tudo isso logo cedo, com mais um pregador da palavra de Deus "gritando" no vagão, aí é o fim. Tem gente que não tem semancol. Esses pregadores deveriam dar um folhetinho e sair do vagão. E não ficar gritando, tão cedo no vagão lotado. A palavra de Deus tem que ser divulgada sim, mas com ordem e descência.
No shopping trem, se passa de tudo e se vê de tudo, até salão de beleza. Tem mulher que aproveita o percurso para se arrumar. Esses dias duas moças embarcaram no Bráz, assim que elas sentaram elas começaram à produção visual. Escovaram os cabelos, daí por diante fizeram todo o Make-Up. Não tinha uma pessoa que não reparasse nelas. Elas riam e comentava a maquiagem uma da outra. Elas só pararam a produção porque o trem já havia chegado em Santo André, se não, eu acho que aquela produção continuaria.
Cada um aproveita seu percurso para fazer alguma coisa. Uns lêem livro, outros ouvem rádio, outros conversam, outros jogam no celular, outros aproveitam seu trajeto para descansar e tirar aquela sonequinha, outros aproveitam as promoções dos vendedores ambulantes e algumas senhoras aproveitam para bordar.
Esse é o "shopping trem" de todos os dias.
Texto do Livro: "TÁ NA CARA, MAS NINGUÉM VÊ!" de ANDY ANDERSON
Siga no Twitter: @andymusic
Muito interessante...gostei
ResponderExcluir